quinta-feira, 5 de junho de 2008

A Reciclagem - Os Ecopontos

Ando numa troca de “palavras”, que estará longe do fim, com a minha Junta de Freguesia (Anjos – Lisboa) devido aos ecopontos.

Recentemente, no Boletim da Junta foi divulgada na capa uma foto que demonstrava um amontoado de embalagens e sacos junto de um ecoponto fora dos recipientes adequados.

É convicção dos Autarcas desta Junta que esse estado de coisas se deve, em exclusivo, à falta de civismo dos cidadãos da freguesia, é aqui que estamos em desacordo.

As sucessivas campanhas (muito bem conseguidas) para que as pessoas se preocupem em reciclar não têm tido por parte das entidades responsáveis a uma resposta à altura. Daí, ser frequente existirem montes de material fora dos ecopontos, de si pequenos para tanta reciclagem.

Urge pois, tomar algumas medidas. Em primeiro lugar, aumentar o número de recolhas nos ecopontos existentes, em segundo, aumentar o número de ecopontos. Também me parece útil aumentar a capacidade dos actuais recipientes.

Torna-se aborrecido uma pessoa efectuar a separação em casa e depois quando se desloca ao ecoponto não ter onde depositar os despejos. Ora, outra medida ideal seria junto de cada ecoponto existir um pequeno mapa com a localização do mais próximo.

Estou em crer que com estas medidas:
- Mais recolhas
- Mais ecopontos
- Maiores recipientes
- Mais informação

A reciclagem atingia os níveis pretendidos. Não podem é os Políticos, nomadamente os Autarcas ficar do alto dos seus pequenos poderes a pregar “ralhetes” aos cidadãos quando eles, que podem resolver o assunto, pouco ou nada fazem.

2 comentários:

PS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Tem razão. Mas muitos cientistas apresentam estudos a provar de que o Mundo está tão mal com esta história da poluição que a reciclagem é boa, mas não basta.
Temos que fazer mais alguma coisa!