quinta-feira, 5 de junho de 2008

A Reciclagem - Os Ecopontos

Ando numa troca de “palavras”, que estará longe do fim, com a minha Junta de Freguesia (Anjos – Lisboa) devido aos ecopontos.

Recentemente, no Boletim da Junta foi divulgada na capa uma foto que demonstrava um amontoado de embalagens e sacos junto de um ecoponto fora dos recipientes adequados.

É convicção dos Autarcas desta Junta que esse estado de coisas se deve, em exclusivo, à falta de civismo dos cidadãos da freguesia, é aqui que estamos em desacordo.

As sucessivas campanhas (muito bem conseguidas) para que as pessoas se preocupem em reciclar não têm tido por parte das entidades responsáveis uma capacidade de resposta à altura. Daí, ser frequente existirem montes de material fora dos ecopontos, de si pequenos para tanta reciclagem.

Urge pois, tomar algumas medidas. Em primeiro lugar, aumentar o número de recolhas nos ecopontos existentes, em segundo, aumentar o número de ecopontos. Também me parece útil aumentar a capacidade dos actuais recipientes.

Torna-se aborrecido uma pessoa efectuar a separação em casa e depois quando se desloca ao ecoponto não ter onde depositar os despejos. Ora, outra medida ideal seria junto de cada ecoponto existir um pequeno mapa com a localização do mais próximo.

Estou em crer que com estas medidas:
- Mais recolhas
- Mais ecopontos
- Maiores recipientes
- Mais informação
A reciclagem atingia os níveis pretendidos. Não podem é os Políticos, nomadamente os Autarcas ficar do alto dos seus pequenos poderes a pregar “ralhetes” aos cidadãos quando eles, que podem resolver o assunto, pouco ou nada fazem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão,mas as JKuntas de Freguesia nada mandam, mais valia acabar com estes "clientes políticos"...

EboRâguebi disse...

A sua Segurança começa antes de adquirir o Equipamento | Oiça quem sabe!